domingo, 7 de julho de 2013

Um paradoxo


Eu planejei por tanto tempo vir pra cá e os sonhos das coisas que quero viver aumentaram e aumenta enquanto estou aqui.

Não que eu queira morar aqui pra sempre, não. Eu até quero talvez morar alguns anos no exterior, mas meu maior sonho ainda envolve morar em algum lugar da Pampulha. Loucura, talvez. A qualidade da vida que tenho aqui é infinitamente maior que no Brasil. Mas talvez seja isso. Talvez essa perfeição toda não combine comigo pra minha vida aqui na Terra. Talvez as imperfeições do Brasil me lembrem da vida real que também não é perfeita e um mar de rosas (e não que aqui esteja sendo assim, claramente que não). Enfim, eu amo muito minha linda cidade com todas as suas imperfeições - o que não quer dizer também que não quero que ela melhore, que os protestos continuem e que eu volte pra uma BH diferente, pra um Brasil diferente.

Mas o sonho das coisas que vou viver aqui nesse ano aumentam a cada dia. Eu me viciei. Antes já era viciada em livros, agora sou viciada em viagens e meu gosto por música e filmes também estão se tornando vícios. Vícios caros esses meus, tadinho do meu futuro marido.

Fico contando cada centavo pensando nas viagens que vou fazer aqui. Se eu não voltar com nada comprado, mas tendo viajado muito, esse ano ainda assim terá valido (muito) à pena - e que pena.

Entretanto, é cada vez mais latente o desejo de já ter vivido isso tudo e estar no Brasil. Mas esse meu Brasil está idealizado. É onde eu já estou casada, onde posso ver meus amigos com frequências, onde meus filhos estão por vir e eu posso viajar sempre.

Utopia talvez, mas prefiro chamar de esperança, não esperança vazia, mas de querer realmente que tudo isso aconteça.

Eu quero ser rica, sim, mas porque tenho esses vícios caros e ainda quero ter uma quantidade considerável de filhos e tenho meu projeto do coração pra ajudar. Não rica de sobrar dinheiro a ponto de ser fútil, não, apenas rica de poder ter dinheiro suficiente pra fazer isso tudo. E daí, nesse paradoxo de querer viver intensamente cada momento aqui e o de querer voltar pra casa, casar e conquistar o mundo, minha wishlist de hoje fica sendo essa, ser rica o suficiente.

E eu não me importo com paradoxos. Ser cristã é viver num paradoxo constante de existência, e vale à pena demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário